terça-feira, 30 de setembro de 2008

Chapéu de couro ou bolo de frigideira



No interior em Pernambuco esse é um bolo muito comum no café da manhã, feito com farinha de trigo, milho verde ou fubá, pra reforçar a refeição e encher a cozinha de aromas maravilhosos. A minha tia Socorro fazia o melhor que já comi, com um leve sabor de limão, não sei bem o que ela colocava, mas é inesquecível.
Nada mais é do que a panqueca americana tão comum nos blogs de culinária e, por coincidência, a que eu costumo fazer aqui em casa é bem parecida com a que saiu na revista Claudia Cozinha do mês de setembro.

A minha eu faço assim:

1 ½ xícara de leite
Suco de ½ limão
2 ovos
½ xícara de manteiga derretida
2/3 de xícara de açúcar mascavo
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de aveia flocos finos
1 colher de chá de fermento
1 pitadinha de noz moscada ralada

Misturo o leite com suco de limão e reservo.
Junto os ingredientes secos e reservo.
Bato os ovos levemente e acrescento o leite e os ingredientes secos, misturando até ficar bem homogêneo.

Passo manteiga numa frigideira de teflon e vou assando num fogo brando, até criar bolhas, viro com cuidado, asso do outro, lado sempre atentando pra não queimar.
As vezes amasso duas bananas e acrescento à massa com um pouco de canela em pó. Sirvo com mel, com requeijão cremoso e geléia ou puro com cafezinho fresco.

sábado, 20 de setembro de 2008

Nigella Express

Li numa porção de blogs comentários sobre o livro, mas o post da Katita e o da Faby no Rainhas do Lar me convenceram, não tive dúvidas, corri pro site e pedi um no Submarino. Chegou no prazo certo e veio como eu esperava, cheio de receitas fáceis, simples e super úteis.
Creio que vou reproduzir e me inspirar em muitas delas.
Valeu cada centavo, o livro tem fotos lindas e um texto bem gostoso de ler.


Olha esse sundae que lindo.
Vou fazer e coloco receita depois, só reproduzir a dela não tem muita graça, quero ver se dá certo e conto aqui.

Bolo de Macaxeira

Pra diminuir um pouco da saudade de PE, um bolo de macaxeira que lembra muito o café das tardes de sábado, com meu pai, na casa da minha mãe.



É rapido e não tem erro:

Bata 1 xícara de manteiga, 1 pitada de sal e 2 ½ xícaras de açúcar até ficar um creme branco e fofo, junte 4 ovos inteiros e bata mais um pouco.

Acrescente 200 ml de leite de coco, 400 ml de leite, 1 kg de macaxeira ralada e espremida com 1 coco ralado e bata mais um pouco até misturar bem.
Forma untada, forno médio por mais ou menos 50 minutos.



terça-feira, 9 de setembro de 2008

Correria doida

Vixe que eu sumi, mas vamos limpar as teias de aranha e dar sinal de vida.

Saudade de ter tempo suficiente pra fazer um post mais arrumadinho com fotos e receitinhas detalhadas, mas a correria tá enorme.

Da cozinha tem saído uma porção de comidinha gostosa, mas tô sem fotos.

Sairam do forno:
Bolos juninos com cara de Pernambuco no São João, São Pedro e numa festa Julinha que fizemos por aqui: Pé de moleque de massa puba com muita castanha e mel de engenho; Bolo de macaxeira; Souza leão e de fubá.

Churrasco de aniversário de marido com: salada bifun, vinagrete com aroeira e um salame com provolone que compro de um mineiro que sempre passa por aqui com uns queijos e frios muito bons (inspirada na vinagrete de salame da Katita do Rainhas do Lar e que foi o destaque do dia), torta musse de chocolate e maracujá.

Quase não sobra nada pra foto que está disfocadíssima, mas dá pra ter uma idéia.



Muito espaguete a bolhonesa, carbonara e com uns molhos aproveitando o que tem na geladeira porque macarrão e vinho aqui é bem comum.

Bolos de chocolate, sem farinha, mesclado, de limão com iogurte, de banana, de maçã e outros bolos porque eu não consigo ficar sem um bolinho em casa de jeito nenhum e, por incrível que pareça, no dia que isso acontece chega visita de surpresa, mas eu não me aperto e descongelo um pãozinho de queijo delicioso da Giovanna Congelados, o melhor do sul da Bahia.

Torta mousse de chocolate amargo com conhaque e mousse de maracujá



Sopas e sopas pros dias frios e por hoje é só, depois coloco algumas fotos (porque o meu Bê me fez a gentileza de esvaziar a memória e perdi um tanto) e as receitas.

Bjs