quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Quer almoçar comigo?



Salada de bacalhau com pimentões coloridos:

Cozinhe até fica al dente um pacote de penne em água, sal e um alho inteiro.

Enquanto a água estiver fervendo refogue no azeite meia cebola em rodelas e a metade de pimentões coloridos (eu usei verde, vermelho, amarelo e roxo - mas o roxo fica branco quando frito, como pode?!). Depois de refogados acrescente 600g de bacalhau já desfiado e dessalgado, junte azeitonas de sua preferência e deixe selar mais um pouquinho.

Decore sua salada com cheiro verde fresco e alho torradinho (aqueles que já vêm pronto e são lindos!!!).

E aí, você vem almoçar comigo hoje? Então corra que eu estou faminta e a vizinha de cima já falou pela varanda: "hum, o negócio tá bom aí hoje hein, Dona Katharyna!". Tá mesmo, Vicência, tá mesmo!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Hoje eu tomei um banho frio

Meu aquecedor quebrou e a água que caiu sobre meus cabelos era de congelar. Dei um berro e fui esquentar água no fogão.

Escuto no rádio a notícia de que em Santa Catarina água é luxo, comida está cada vez mais escassa e pelo menos 86 famílias choram a perda de seus entes, outras milhares choram a perda se suas histórias.

Preciso confessar, a facilidade da vida moderna nos tornou num bando de idiotas. O que é que custa eu tomar um banho frio? Que falta faz um aquecedor quando não se tem água limpa pra beber ou comida para comer? Santo Deus, misericórdia pelas minhas idiotices!

Santa Catarina fica aqui ao lado e precisa tanto da gente. Se eu e todo o resto da humanidade continua dando valor às banalidades da vida, não demora muito e o sertão vai virar mar, como diz a canção.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Para Francisco



Hoje eu quero falar do livro PARA FRANCISCO, da Cristiana Guerra, uma guerreira que colocou para fora a dor da morte súbita do Guilherme, pai do Francisco, seu filho lindo, dois meses antes dele nascer no blog http://parafrancisco.blogspot.com/.
Acompanho o blog desde o começo, choro todas as vezes que leio os post da Cris, carregados de sensibilidade e amor. Lá ela conta pro Cisco a história linda que viveu com o pai dele e da sua vida.
Admiro muito a sua força, o seu amor pelo Cisco, pelo Gui, família, amigos, pela vida, ela nos dá muitas lições bacanas e uma porção de exemplos de superação.
Torci muito pro livro sair e tô na torcida pro filme, o mundo precisa conhecer a força dessa mulher e mãe maravilhosa, exemplo pra tanta gente e se contagiar com a sua doçura e delicadeza. Devorei o meu livro numa sentada, no dia que chegou.
Tá lindo, como tudo que ela faz, e é uma excelente sugestão pra presente de Natal.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Esse post são dois posts. Um sobre o amor de vocês em elogios e... É melhor que vocês leiam...

A todos vocês obrigada pelo elogio ao meu bolo do laranja, vou confessar que fiquei "me sentindo" heheheh (no bom sentido, claro!). Foi uma delícia saber que decifrei um sabor e realizei uma receita assim.

Não agradecerei nominalmente porque estou num cyber, já que na minha rua ninguém está acessando o velox ou telefonia fixa. Nem conexão via wap tá rolando. Estamos desconectados do mundo. Caiu um temporal aqui no Rio ontem daqueles. Quase fui chamar o Tom Jobim pra saber se as Águas de Março podiam ser derramadas assim no mês de novembro.

Como não sei se sou telepática, nem posso usar o telefone convencional também destruído para outros posts convoco a Sra. Karla para assumir a fofocagem culinária do As Marias. Afinal ninguém me aguenta mais por aqui!

Até a Oi se redimir comigo vou ficar com essa música que é linda, mas quando entra na minha cabeça até me irrita.

É pau, é pedra, é o fim do caminho (...)

Em tempo: Eu amo de paixão o Tom e a Elis. Só não posso dizer o mesmo da "atendente virtual" da Oi. Eu me sinto uma idiota tendo que responder ao "OI... Eu sou sua atendente virtual. Para poder lhe ajudar me diga qual é o seu problema." Eu digo, puta da vida (ops...foi mal) e ela responde: "não entendi, você pode repetir?" Eu repito. Ela diz, "entendi seu problema é auxílio técnico. Aguarde e já irei tranferir a sua ligação para um operador". Penso que agora vai... A ligação cai.

Eu ligo de novo, repito de novo, repito a repetição de novo ela me manda pro operador de novo e a ligação cai de novo.

Eu ligo pela terceira vez e a história se repete pela terceira vez.

Eu ligo pela quarta vez. Novamente a atendente pergunta qual é o meu problema, eu digo que ela é o meu problenma que eu preciso falar com uma pessoa de carne e osso. A ligação cai de novo.

Tento o chat da OI e a p%¨&%$%$ da atendente está aqui no site também. O que eu faço? Encomendo a morte da pessonhenta? Ou faço minha catarse aqui no blog? Eu preciso evoluir. Eu preciso evoluir, I know - Mas a OI também precisa!!!!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Meu bolo de chocolate com laranja

Se promessa é dívida, aqui estou para pagá-la. Lembram que estava dias atrás tentando fazer um bolo de chococlate com laranja que eu havia comido no restaurante Lalatesh - Ateliê de comida lá em Pernambuco?

Finalmente consegui fazer o bolinho que sofreu modificações do original, mas que foi aprovado com louvor por quem experimentou.

Olha só, que fofinho meu bolinho...


Fiz assim...

No liquidificador bati:

3 ovos inteiros
5 colheres de manteiga derretida
1 xícara de chocolate (não pode ser achocolatado não, hein?!)
1 xícara e meia de açúcar
1 caixinha de creme de leite.

Bata todos os ingredientes por cinco minutos. Depois ligue o forno pra ir aquecendo previamente. Unte uma forma redonda tamanho médio. (Sim, a massa rende muito!!!)

Agora despeje numa bacia a massa líquida e vá misturando com um fouet (isso mesmo, é na mão que você fará essa outra parte da receita!!!!):

2 xícaras de farinha de trigo peneiradas
1 colher de sobremesa de fermento.
5 colheres de amêndoas picadas

Coloque na forma untada e enfarinhada e asse por uns 30 minutos.

Para o recheio de laranja:

1 pote de geléia de laranja (use uma marca honesta porque existem muitas versões cheias de açúcar no lugar da fruta e isso perde a graça da geléia...)
1 cálice de vinho do porto
3 cálices de água

Ferva tudo um pouquinho só pra ficar uniforme.

Depois do bolo assado, corte-o ao meio e passe a geleia de laranja.

Cubra e regue com uma caldinha de chocolate luxo-absoluto:

15 colheres de sopa de leite
6 colheres de acholotado (agora sim pode usar aquele que todo mundo conhece rsrsr)
1 colher de sopa de manteiga
canela em pau e cravo da índia para perfumar.

Deixe ferver e continue mexendo por uns 3 minutinhos. Pronto!!!!

Tome um delicioso banho, perfume-se e prepare-se para os elogios. "Eles virão, em galões!" - como diz meu sogro português!!

Ah, fiz essa receita ouvindo Maria Rita, porque era pro meu amor que eu estava preparando mesmo. Escuta aqui!!!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

"Eu e o cajá, o cajá e eu - juntinhos!!!"

E como diz a canção:

"juntinhos sempre lado a lado, nunca mais você mais me esquecer (bis)"

Thanks god! Foi exatamente o que pensei quando vi a maravilha que a Garoto fez para mim, atendendo as minhas preces (modeeeesta)....


Eu que sou louca-alicinada-fissurada-maníaca-compulsiva por cajá. Que pago a fortuna de R$ 6,80 por duas míseras polpas da fruta, só para ter esse sabor refrescante nas minhas tardes de calor carioca, fui agraciada pela maravilha do picolé de cajá!!!

Posso dizer que me tornei uma expert em diferenciar todas as variedades de cajá, seja ele cajá-manga, umbu-cajá e cajarana. O cajá é o menor de todos, é doce, levemente ácido e tem um perfume que só sentindo.

Vai por mim, o bendito é o que faltava para deixar seu verão bombando e só tem 54 calorias. Óia só, comadre, que loucura-loucura!!!

O que é que você quer mais da vida?

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Selinho

Olha que gentil a nossa amiga Andreia Almeida, do Maria Embonecada, nos enviou.


Um selinho lindo de viver! Obrigada, Andreia. Muito fofa, você!
Beijos,
Katharyna e Karla

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Registros de uma deliciosa viagem a Registro (SP)

Desde meus oito anos de idade, quando saía de Pernambuco para São Paulo, ficava fascinada por essa pequena cidade no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo. Ouvia falar nas plantações de banana, nas fábricas de chinelo e esteiras de palha, no chá preto que dali era comercializado para todo o país.

Vinte anos depois voltei à cidade, desta vez com dois filhos a tira-colo e Registro continua uma cidade e tanto. Primeiro, tem um povo alto astral. Formado por uma população de quase 70% descendentes de japoneses, lá tem um tanto de nordestino da minha terrinha que eu gosto muito. Segundo, que eu guardo de lá as melhores lembranças da infância, do primeiro namorado (heheheh) e tem uma cultura que é muito bacana.

Meu filho de 4 anos achava que estava dentro da cidade da Pucca, pela arquitetura de alguns prédios.

Na noite de finados, uma data muito triste para nós brasileiros, acontece por lá uma celebração belíssima à vida após a morte é o Tooro Nagashi. Segundo a prefeitura, este ano 15 mil pessoas estiveram ali homenageando lindamente os espíritos dos mortos.

Em barquinhos feitos de bambu, cobertos por uma luminária de papel de seda, milhares de velinhas desceram o leito do Rio Ribeira junto com o pedido de que os espíritos fossem para um lugar de paz. Pena que não consegui tirar nenhuma foto publicável dessa parte do evento ;(

Não há nada de tristeza na cerimônia, ao contrário. Come-se e bebe-se de tudo o que há de melhor na culinária nipônica - e da brasileira também. A festa tem danças, lutas de sumô, idosos e crianças juntos celebram a alegria da vida e animam-se na esperança de uma outra vida melhor após a morte. É sem dúvida, a festa mais bonita que eu já vi naquela cidade. E com os 100 anos da imigração japonesa para o Brasil, imagine só...

Aqui, meus registros da bela Registro...


Crianças lutando sumô.

Havia origamis de todas as formas. Eu adorei esse mensageiro do vento.
Doces... muitos doces!

Uma dança típica pra todo mundo entrar no ritmo. Nem sei como descrever a delicadeza das músicas que tocavam nesse momento.

Então, se você passar pela Rodovia Régis Bittencourt, entre São Paulo e Curitiba aproveite para conhecer Registro. Aposto que você vai adorar!