terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

E já é Carnaval

Quando chegam esses dias que antecedem o Carnaval eu fico inquieta, uma sensação de que preciso dessa energia pra caminhar bem o ano e se não participar de alguma folia o ano não foi.
Da minha infância trago as melhores lembranças desses dias. Os meus pais, inteiros na alegria, com casais amigos na folia em Triunfo - PE. Gente se divertindo nos banhos de “mela mela” com farinha de trigo e água. Por onde passavam deixavam um rastro de alegria, recheados com frevos e marchinhas dos Carnavais das décadas de 60 e 70. Delícia que se completava com o mungunzá salgado, galinha caipira com arroz vermelho mole e caldos diversos, o Rabo de Galo, o mais famoso e um dos preferidos.
Sem contar os doces e compotas diversos, leite, goiaba, banana de rodinha, mamão. Ah, os sequilhos e garras de Lôra, a quituteira mais famosa.
As crianças participavam das matinês imperdíveis e muito divertidas. Frevar e se divertir era obrigatório. Podíamos sair de “veinhas”, figura tradicional no carnaval e o bom era quando ninguém adivinhava quem era.
Como católicos a gente sabia que o Carnaval era hora de extravasar porque na Quaresma é época de ficarmos quietos, mais reclusos e dividindo com os outros os jejuns, legumes frescos e o que podíamos nos preparando para as cerimônias da Semana Santa.

Na minha adolescência, o Galo da Madrugada, concentração no pátio de São José e diversão garantida com amigos queridos no sábado antes do Carnaval. As Virgens de Olinda, a semana pré em Boa Viagem e as ladeiras de Olinda no Carnaval.
Inesquecível e impagável.
Todos se divertindo, sem distinção de classe social, raça e credo.
Quanta farra boa.

E hoje cedo o meu sobrinho Tito, lindo, filho de Katharyna, me liga dizendo que quer vir passar a semana de Carnaval aqui. Meu coração doi de saudade e de vontade que eles venham mesmo. Na foto ele e o Téo, não são os meninos mais lindos de viver?

Saudades de Júnior, o maior folião que conheci.
Saudades de Pernambuco, apesar de me divertir muito aqui na Bahia.

Bom Carnaval pra todos!
Diversão, alegria, amigos e muito amor.
Bjs