segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bolo de Rolo

Abandonei o blog por conta das últimas semanas terem sido cheias, mas não podia deixar de postar esse bolo delicioso que marido trouxe de Recife.
Uma das delícias de Pernambuco, que eu amo e furo qualquer dieta.
Mamãe mandou bolo de rolo e pamonha, mas as pamonhas se foram rapidinho e não deu tempo fotografar.

Já fiz bolo de rolo algumas vezes, mas confesso que não consigo essa simetria nas camadas. Esse tem 14 camadas de bolo recheadas com goiabada, formadas por seis tabuleiros de bolo.



Segue a receita que costumo fazer, parece complicada, mas a gente consegue. A primeira vez não ficou muito bonito, com o tempo fui acertando o ponto do cozimento da massa e até que o meu bolo de rolo fica bem bom. Marido é fã. Posto foto qdo fizer.

A receita:

Massa:
300 g de manteiga
300 g de açúcar refinado
7 ovos grandes
Uma pitada de sal
Uma pitadinha de raspas casca de limão
300 g de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Açúcar refinado para polvilhar

Recheio:
500 g de goiabada
2/3 de xícara de água
1/3 de vinho branco

Derreta a goiabada picada com a água e vinho no microondas, mexendo a cada 1 minuto até derreter tudo, +/- 4 minutos.

Preparo:
Bata a manteiga, junte o açúcar e bata até ficar bem fofo, acrescente as gemas peneiradas e bata bem (o volume dobra).
Junte o sal, as raspas da casca de limão e a farinha de trigo peneirada com fermento aos poucos. Acrescente as claras em neve firme, bem levemente, até incorporar, com cuidado.

Preparo as formas retangulares. Corto papel manteiga do tamanho do fundo. Corto 6 de uma vez. Unto com margarina, espalho colheradas da massa com espátula e levo ao forno por mais ou menos 5 minutos.
Viro a massa sobre um pano de prato úmido, polvilhado com açúcar, espalho colheradas do recheio, uma camada fina, enrolo e aguardo a próxima camada.
Preparo a 2ª massa para ir ao forno da mesma forma, depois de assada enrolo sobre a 1ª camada e repito até acabar a massa. Sempre dá 6 formas.
Deixe enrolado por pelo menos 6 horas, aparo as pontas, polvilho açúcar de confeiteiro, faça uns riscos transversais com a ponta da faca e tá pronto.
Sirvo fatias finas, de preferência com queijo do reino, se bem que marido não quer saber de fatia fina.