segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Bolo de Massa Puba


Bolo de Massa Puba como o meu pai gostava pra aliviar a falta que ele me faz.

250 g de manteiga (usei margarina ligth)
2 xícaras de açúcar
4 ovos
100 ml de leite de coco
500 g de massa puba (é a mesma massa de mandioca ou carimã)
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de fermento

Bata as claras em neve firme e reserve. Bata a manteiga (usei margarina ligth pq marido não está podendo comer gordura), junte o açúcar e bata até ficar um creme bem fofo, junte as gemas uma a uma e bata bem. Acrescente o leite de coco, a massa puba, o sal e o fermento. Decore com cravos da índia e leve ao forno médio em forma untada e povilhada com farinha de trigo.

É muito simples, mas muito saboroso, um bolo fino pra servir no lanche e receber amigos queridos.

A “Puba” nada mais é do que a mandioca fermentada.
Já passei a dica de como “Pubar a massa” pra Carol, nos comentários do Mixirica.Dá um trabalhão, mas é possível.Coloque a mandioca em pedaços de molho por uns dois dias numa vasilha com tampa e troque a água de vez em quando (umas 4 vezes), o ponto é quando a raíz se demancha ao apertar. Coloque a massa num saco de tecido sob a torneira e vá lavando até que não tenha mais o cheiro forte. Esprema bem, torça o saco até ficar bem seca e utilize.Ah, a ajuda do marido é muito bem vinda na hora de espremer a massa.

14 Comentários:

Blogger Elvira disse...

Oi, Karla! Parabéns pelo blog delicioso. Vou voltar muitas vezes. :-)

Já agora, você não se quer juntar à nossa comunidade de blogues culinários em língua portuguesa...? Basta cadastrar-se como usuária e depois submeter o seu blog. É aqui: http://www.cozinhasdomundo.com/

Um abraço.

segunda-feira, 20 agosto, 2007  
Blogger Patrícia Pacheco disse...

Oi Karla, já te conhecia do fotolog. Passei aqui pra conhecer seu canto! Muito sucesso por aqui pois isso é bom pra nós também!
Bjs.
PS.: Ah, lá do Rainhas o seu link não está vindo direto pra cá não. Dê uma olhadinha pois acho que o endereço está imcompleto ;)

terça-feira, 21 agosto, 2007  
Blogger Unknown disse...

dona Karla, parabéns pela receita! Eu morei na Bahia qdo era adolescente e tinha muita saudades desse delicioso bolo! Muito Obrigado! Sua receita foi testada e aprovada com louvor!

sexta-feira, 02 janeiro, 2009  
Anonymous RUAN disse...

Ola, karla esse seu blog é 1000 minha mãe viu uma vez e não sai mais dele, mais quem agradeçe é minha barriga...

sábado, 26 setembro, 2009  
Anonymous Glay disse...

Olinda....

Meu paizinho é paraibano e ganhou umas bolas de puba, eu peguei sua receita e fiz, ele amou!!!

Eu chorei fazendo essa receita, pq
ele me disse: filha faz pro pai, quem sabe
não será esse o ultimo bolo?

Mas creio que muitos bolo ele irá degustar!
beijos amiga!

quarta-feira, 14 outubro, 2009  
Blogger Unknown disse...

oi Karla parabéns vou tentar fazer o bolo pois gosto muito de bolo de mandioca.

terça-feira, 08 dezembro, 2009  
Blogger Unknown disse...

oi Karla parabéns vou tentar fazer o bolo pois gosto muito de bolo de mandioca.

terça-feira, 08 dezembro, 2009  
Anonymous quedma disse...

oi Karla adoreia a receitas vou testar viu quando eu fizer mando um recado beijossss pra vc

terça-feira, 11 maio, 2010  
Blogger Mariana Lefevyliz disse...

Olá... essa receita pode ser feita batida na batedeira?

domingo, 30 maio, 2010  
Anonymous Anônimo disse...

oi,Karla!gostei muito de sua dica para bolo de puba me fez lembrar de minha infancia na bahia.parabéns.

terça-feira, 01 junho, 2010  
Anonymous Anônimo disse...

Olá,
gostaria apenas de dizer para não esquecer de acrescentar por último as claras em neve delicadamente (vc se esqueceu, mas todos já sabem, não é?)

terça-feira, 14 dezembro, 2010  
Anonymous Cristina disse...

Obrigada pela receita, uma delícia!

quinta-feira, 24 março, 2011  
Anonymous Anônimo disse...

Olá.
Gostaria de te dizer que o bolo é ótimo e melhor ainda NÃO CONTÉM GLUTEM. E na hora de untar a forma é só usar farinha de linhaçã.
Um abraço.

sexta-feira, 29 abril, 2011  
Anonymous edlene disse...

oi karla adoro bolo de puba tomara q de certo!!!

domingo, 11 março, 2012  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial