sexta-feira, 19 de junho de 2009

Bolo de fubá pra iniciar a temporada junina - VIVA SÃO JOÃO!!

Chegou, para mim, a melhor época do ano: o das festas Juninas.
Eu aprendi que no São João os sertanejos agradecem a Deus pela safra de milho, feijão e mandioca, base da alimentação dos nordestinos. É pra nós o dia de Ação de Graças dos americanos.
Vi, na casa dos meus avós, a fogueira ser acesa e os fogos estourados pra avisar aos amigos que a canjica, pamonha, bolo de milho, de macaxeira, de fubá, pé de moleque e de batata doce, entre outras tantas delícias, já estavam na mesa.
As pessoas chegavam, trazendo suas especialidades culinárias feitas com muito carinho e capricho e, juntando tudo, partilhavam a amizade, os problemas e, principalmente, comemoravam a vida e conquistas com muita alegria. O forró corria solto. Como eu lembro do meu pai nessa época.

Na nossa casa não era diferente. A mesa fartíssima, cheia de comida que me enchem a boca d´água só de lembrar. Fogueira, fogos, forró ao som de Luiz Gonzaga, pé de serra pra ninguém botar defeito. Sem falar na decoração das casas, das ruas, as roupas pra quadrilha e tantas simpatias passadas de uma geração à outra. E todos iam a casa dos vizinhos provar de tudo um pouco.
Que saudade das comidas juninas de Beba, uma tia de coração que fazia o melhor bolo de macaxeira que conheço, canjica e pamonhas maravilhosas. Com ela aprendi a fazer bolos.
AMO TUDO ISSO “DE COM FORÇA”!!!

Nunca adorei santo, mas que eles têm histórias de vida lindas isso ninguém contesta. A eles o nosso louvor e desejo de imitá-los pra nos aproximar mais de Deus. Sou fã de Santo Antonio, um lutador das causas sociais e matrimonias :) (as vezes que fiz a simpatia dos pingos de vela na bacia novinha em folha, na casa de tia Odete em Caruaru, deu a letra S, o meu marido é Silvio), também admiro a força e fé de São João e São Pedro, os donos da festa.

Infelizmente virou uma festa comercial, descaracterizada na maioria das cidades, mas pra alívio e alento de quem gosta de tradição, em Caruaru estão proibidas músicas de duplo sentido, com letras melosas e degradantes. Oba, por lá só forró pé de serra e música de qualidade. Creio que o velho Luiz Gonzaga tá feliz e por aqui vou passando a força e delícia das tradições da nossa gente pro meu Bê.

O meu lindo na quadrilha da Escola com Maria Antonia (o passo “segura o fujão”)


Por aqui já apareceram milho e amendoim cozidos, bolo de macaxeira, de tapioca e esse de fubá que foi pro Arraial do curso de Inglês do Bê.



No liquidificador junte sem alterar a ordem: 3 ovos, 1 xícara de leite de côco, 1 xícara de leite, 1 xícara de óleo de canola (troco por manteiga derretida, mas com canola tb fica muuuito bom), 2 xícaras de açúcar, 1 pitada de sal, 2 xícaras de fubá mimoso, 1/2 xícara de fr. de trigo, 1/2 xícara de maisena. Bata bem e acrescente, no final, 1 colher de sopa de fermento e 1 colher de sopa de erva doce. Coloque numa forma untada e enfarinhada com fubá e leve ao forno a até ficar dourado ou faça o teste do palito que é mais seguro. Decorei com açúcar e moldes de corações. É uma delícia com café.

Excelentes festas pra todos!!!

8 Comentários:

Blogger Paciente Crônico disse...

LINDO!!! DIA 25 SERÁ A FESTA DA ESCOLA DE MEUS MENINOS. TENHO QUE MANDAR DOIS PRATOS, MAS AINDA NÃO SEI O QUE FAREI! QUANDO FIZER, POSTAREI AQUI!

EU QUERO BOLO DE MILHOOOO!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 19 junho, 2009  
Blogger ameixa seca disse...

Há tradições que merecem ser mantidas e preservadas. Eu ia adorar estar aí para as festas juninas :) Bolo de fubá é uma delícia!

sexta-feira, 19 junho, 2009  
Blogger Luciana disse...

Olá!
Muito obrigada pela visita! Adorei seu blog tb, vou sempre vir aqui te visitar, ok?
Eu amo festas juninas,tenho uma imensa vontade de ir em Caruaru ver uma festa junina de verdade!
Adorei a receita e a sugestão de título pro meu blog!
Tenha um ótimo fim de semana!
Bjs

sexta-feira, 19 junho, 2009  
Blogger Luciana disse...

Ai Karlinha que lindo post, são exatamente assim os festejos de São João e acho mesmo que só cescendo rodeado dessas tradições pra entender!!
Um beijo enorme e um ótimo São João para vocês!

segunda-feira, 22 junho, 2009  
Blogger Natália Toledo disse...

Primeiramente que lindos na foto!!!!
Sobre o seu bolo parece ser ótimo em breve vou fazer, eu tenho uma receita da minha avó q é uma deliiiicia, bem bolo mineiro de fubá com bastante queijo, se quiser depois te mando a receita!!!Amooooo

Bjuuuu gde em vc
JJá linkei seu blog ta?

Boa semaninha

segunda-feira, 22 junho, 2009  
Anonymous Kaju disse...

Achei muito lindinha a cara do Bê dançando,com um medo danado de errar os passos rs,rs,r, a menina se acabando na maior tranquilidade.Vejo pelos meus meninos que são mais seguros, já menina a saia chega a levantar e elas não estão nem ai né?
Tempo bom lá no interior, muito bacana o post...Bjos.

terça-feira, 23 junho, 2009  
Anonymous Flavia Pantoja disse...

Oi Karla, Um bom bolo de fubá é bom o ano todo não?? Estou agora mesmo com uma xicara enorme de café , olhando para esse bolo e me perguntando porque ainda nao fiz nenhum esse ano...!! Beijo e boa semana!
Flavia

quarta-feira, 01 julho, 2009  
Anonymous Anônimo disse...

酒店
酒店經紀 酒店上班 酒店兼差 台北酒店 酒店打工 酒店工作 禮服酒店
酒店兼職 酒店PT 打工兼差
酒店喝酒 酒店消費 喝花酒 粉味

segunda-feira, 30 novembro, 2009  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial