quinta-feira, 5 de março de 2009

Mungunzá salgado e o Carnaval de Triunfo-PE

Não precisei conhecer o Carnaval de Veneza pra ver e participar do melhor carnaval com os mascarados mais bonitos. Na cidade onde nasci, Triunfo, um oásis no interior de PE, a figura dos caretas está presente no carnaval há mais de 90 anos e é uma delícia, preparar as máscaras de papel maché, a roupa que cobre todo corpo pra ninguém descobrir que é o careta, o chapéu mais enfeitado, o relho (um chicote de corda) pra efetuar os estalos mais bonitos e as tabuletas com chocalhos com dizeres típicos de párachoque (agora é assim?) de caminhão. O desfile e concurso dos Caretas é imperdível.
Obrigada aos amigos Fatinha, Jacó Araújo e Carlos Ferraz que colocaram no orkut as fotos do Carnaval e pude matar um pouco a saudade de lá. As fotos são deles e do fotógrafo Alex Hermes.

Carnaval lá em Triunfo é assim, lindo, colorido, tranquilo (como eu gosto), repleto de alegria, paz e de gente querendo ser feliz.





Esses são crianças. Lindos!!!

Essa aí é Fatinha, com uma tabuleta super engraçada.


Os CARETAS – Triunfo-PE.
Os traços mal-humorados das fantasias dos ‘caretas’ chegam a enganar os turistas mais desavisados. Mas, apesar das caras amarradas, a folia de Triunfo é marcada por animação e festa. Divididos em grupos chamados de ‘trecas’, os caretas são os principais personagens do carnaval triunfense há quase 90 anos.

Os caretas são figuras satíricas que transformam o carnaval de Triunfo em um dos mais irreverentes do Estado. Segundo alguns estudiosos, a origem da festividade não faz parte do período carnavalesco, mas do Natal, quando dois Mateus de um reisado se embriagaram durante a apresentação e foram proibidos de participar da manifestação. Inconformados, eles vagaram fantasiados pelo município, fazendo barulho com um chocalho e inaugurando a brincadeira.

Comparados aos papangus de Bezerros, eles também se fantasiam da cabeça aos pés, com máscaras feitas de papel, grude e amido de mandioca, chapéu de palha, o relho ou chicote, e a tabuleta, placa em que são escritas frases satíricas como as típicas de pára-choques de caminhão. Todo ano, os melhores caretas são premiados, por isso, as fantasias tentam se tornar mais criativas e caprichosas.
Fonte: Portal Pernambuco.

O MUNGUNZÁ SALGADO:


No Carnaval de Triunfo-PE, a refeição completa que alimenta os foliões e repõe as energias é um prato único a base de milho e feijão, delicioso. Eis a receita pra ser teestada num dia de muita gente em casa e de tempo frio, porque lá, a temperatura é amena durante todo ano, uma delícia de lugar.

Mungunzá Salgado
01 Pacote de milho pra mungunzá de 500g
300 g de feijão mulatinho lavado
01 Lingüiça calabresa em rodelas
02 Paios em rodelas
500g de costelinha de porco dessalgada
500g de carne de charque dessalgada
02 Pés de porco limpos e dessalgados
02 Cebolas picadas
08 Dentes de alho picados
03 colheres de azeite
Folhas de louro, sal e pimenta, cominho (ou não) a gosto.
Modo de Preparo:
Coloque o mungunzá de molho de um dia para o outro, para que fique macio.
Aqueça numa panela o azeite e refogue o alho com a cebola e as carnes.
Refogue bem e acrescente água até o limite das carnes
Deixe cozinhar por uns 30 minutos
Agora acrescente o mungunzá e coloque mais água para o cozimento. Depois de 15 minutos coloque o feijão e se for necessário vá acrescentando água durante todo o cozimento até que os grãos de mungunzá e o feijão estejam macios
Não esqueça de corrigir o sal e a pimenta do reino.

Obs.: Muita gente faz sem o feijão e fica muito bom.

Não sei a fonte dessa foto do mungunzá, se alguém souber me indique.
Beijos

21 Comentários:

Blogger Luciana disse...

Afe! Se eu já gosto do mungunzá doce, imagine o salgado!!
Delícia de receita!!!

Beijocas!

quinta-feira, 05 março, 2009  
Anonymous Anônimo disse...

Lindo de viver, adorei os caretas nem se fala... e o mungunzá...humm, até sinto o cheirinho delicioso.
Beijos....

quinta-feira, 05 março, 2009  
Anonymous Anônimo disse...

Sou eu Kaju, não anonimo.Cadê a foto de Hilma fantasiada de VEINHA, SERÁ QUE ELA NÃO TEM NENHUMA?

quinta-feira, 05 março, 2009  
Blogger ameixa seca disse...

He he, também gostei da tabuleta :)

quinta-feira, 05 março, 2009  
Blogger Kinha disse...

Humm!! A idéia parece boooaa!!
Tentarei fazer e ver o que acontece. Tomara que fique bom.
Obrigada pela visita.
Eu adoro a música. Ela dá um Up, né?
Bom final de semana.
bj

sexta-feira, 06 março, 2009  
Blogger Unknown disse...

Queria saber eh como se faz um relho (o chicote de corda)

sexta-feira, 06 março, 2009  
Blogger Lua Limaverde disse...

Eu AMO mugunzá salgado, aliás só fui conhecer o doce já adulta. É um dos meus pratos preferidos de infância. :D

sábado, 07 março, 2009  
Blogger Gina disse...

Esse é um prato completo, bem típico. Faz o meu gênero ter a história dos lugares no blog, sua culinária e curiosidades.
Ótimo post!
Bjs

sábado, 07 março, 2009  
Anonymous Anônimo disse...

Gente, que coisa mais linda! Quem fez esse comentário sobre minha terra Trinufo - pe, está de parabéns. Moro aqui em São Paulo e me emociono cada vez que vejo um documentário desses a resoeito de minha cidade. Eu amo aquela cidade e mato a saudade que sinto assim, buscando sempre notícias, fotos recente e depoimentos sobre as festas que afinal de contas: é a coisa mais linda e maravilhosa de viver.

sábado, 07 março, 2009  
Blogger Brenda Gomes disse...

Olá!
Conheci seu blog hoje e convido-te para visitar o meu blog.

domingo, 08 março, 2009  
Blogger Nani disse...

Hummm que delicia de carnaval e eu estou rindo da frase do saci, haha
Menina tenho vontade de provar mungunzá mas nunca tive a oportunidade.
Beijos

quarta-feira, 11 março, 2009  
Blogger Karla Maria disse...

Primeiro o meu obrigadíssima a todos que passam por aqui e o meu beijo mais afetuoso pra cada um.

Lu,
isso é tudo de bom e tenho certeza que vc vai gostar. Depois me fala.
Beijo

Ju,
tu és craque na cozinha e nesse prato, né?
Bj de saudade

Ameixa,
tem cada tabuleta mais engraçada do que a outra.
Beijo

Kinha,
é uma combinação tão boa, experimenta fazer e depois me conta.
Beijo

Gui,
o relho é fácil mas tem seus segredos. Posso ver com vc como faz e colocar aqui, certo?
Bj

Luna,
o mungunzá salgado faz parte das minhas deliciosas lembranças da infância/adolescência. Amo.
Beijo

Gina,
é um prato super completo e uma delícia partilhar com amigos.
Beijo

Adriane,
será que vc é parente do Silvio que foi meu colega de infância e escola? Se for, um beijo enorme pra vocês, especialmente pra ele.
Adorei sua visita, viu?
Beijo

Brenda,
bem vinda. Já passsei no seu cantinho.
Beijo

Naninha,
não perca a oportunidade, sei que você vai gostar.
Beijo

sexta-feira, 13 março, 2009  
Blogger edileusa disse...

Um dos melhores conzinheiros deste prato ,em Triunfo é Pai de Quinha.Muito bom mesmo!!!!!!!!!!!
Lindos os caretas!!!!!!!!Dá uma saudade.Feliz uem mora lá na terrinha, só fico na saudade.

domingo, 29 março, 2009  
Anonymous NENO disse...

Tenho Saudades desta Cidade maravilhosa, que é Triunfo, principalmente desse mangunzá e do carnaval, já passei muitos por aí.
Gostaria de saber noticia de uma amiga, chamada ROBERIA, loíra dos olhos verdes mais ou menos 38 anos. Sou de Serra Talhada, ultimamente moro em Guarulhos-SP.
Grato: NENO

quinta-feira, 18 junho, 2009  
Anonymous Anônimo disse...

Oi..
Meus parabéns pelo blog, muito legal... Em primeiro lugar por falar da terra dos meus pais, que eu admiro muito e que realmente é fascinante... Quanto ao mugunzá salgado, que saudade..., aprendi e saboreá-lo lá na terrinha e que iguaria incomparável, realmente é uma delícia. Mais uma vez, meus parabéns...
Nilson

quinta-feira, 02 julho, 2009  
Blogger Unknown disse...

oi diana lembra de mim sou a baixinha danada quero saber que delicia de mungunzar é esse;que fiquei com agua na boca.

saudades! beijos..

sexta-feira, 27 novembro, 2009  
Blogger Unknown disse...

oi diana lembra de mim sou a baixinha danada quero saber que delicia de mungunzar é esse;que fiquei com agua na boca.

saudades! beijos..

sexta-feira, 27 novembro, 2009  
Anonymous Anônimo disse...

酒店
酒店經紀 酒店上班 酒店兼差 台北酒店 酒店打工 酒店工作 禮服酒店
酒店兼職 酒店PT 打工兼差
酒店喝酒 酒店消費 喝花酒 粉味

segunda-feira, 30 novembro, 2009  
Blogger MILTON VASCONCELOS disse...

Oi encontrei seu Blog e achei bem interessante!!!

Sou de Triunfo-PE e percebi que vc gosta muito da cidade de Triunfo mi adciona em teu msn ou imail mi_l_ton@hotmail.com

Um forte abraço

quinta-feira, 17 junho, 2010  
Anonymous Anônimo disse...

sou pernabucana moro em sampa adorei ver esta materia em triunfo

terça-feira, 29 março, 2011  
Blogger merciana disse...

adorei oa receita e otima...
e vou ffazer ...

domingo, 12 fevereiro, 2012  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial