terça-feira, 2 de dezembro de 2008

E vamos botar água no feijão!

Eu já tinha visto algumas entrevistas e lido várias reportagens sobre As Mulheres de Chico, um grupo percussionista que na levada das canções do poeta carioca Chico Buarque faz qualquer um cair no samba. Até os mais travados no molejo!!!! Eu só não sabia que depois de me esbaldar no samba, iria para a cozinha em ritmo de Feijoada Completa.

A inspiração foi além da feijoada convencional da canção e eu fiz meu Feijão branco com camarão. Quem provou gostou. Espero que seja do seu agrado também.

Lave 500g de feijão branco. Depois, pode cozinhá-lo na água e sal, numa panela de pressão.

Enquanto o feijão cozinha (isso demora no máximo 30 minutos porque este é mais molinho que os outros), pique uma cebola branca, um tomate, meio pimentão verde e junte 4 dentes de alho amassados.

Refogue tudo usando duas colheres de sopa de azeite de dendê. Ficou douradinho? É hora de acrescentar um quilo de camarão descascado. Sabe o ponto do camarão, não é?! Basta ficar rosadinho que já está bom. Acrescente um litro de leite integral e dois vidros pequenos de leite de coco. Coloque o feijão (cozido e sem o caldo) e espere levantar fervura. Agora é hora de acertar o sal ao seu gosto. Para finalizar coentro e cebolinha picadinhos.

E de acompanhamento qualquer pexinho com arroz branco fica ótimo.

Olha que formosura meu feijãozinho:


Bom, Seu Chico, nesse caso, acho melhor não colocar água no feijão não. Sabe como é, né? O senhor manda bem na música, mas quem manda melhor no meu feijão sou eu. Fica triste não, quando eu fizer de novo te convido só para você entender o porquê.

Ah! Falando em feijoada, sábado será minha estréia numa escola de samba carioca. Tem feijoada da Portela. Me ensinaram que eu preciso ensaiar com meias pra conseguir o requebrar como as cariocas. Já estou ensaiando, claro!!!

9 Comentários:

Blogger Luciana disse...

Mulher! Arrasou!!

Nunca tinha visto essa combinação e adorei!!!

Beijos!!

terça-feira, 02 dezembro, 2008  
Blogger Karla Maria disse...

Hummmmmm, que delícia de feijão é esse?
Abalou geral, flor.
Bjs

terça-feira, 02 dezembro, 2008  
Blogger Luciana Macêdo disse...

Esse feijão,nem imagino o sabor mas a cara é ótima.
Bom ensaio, requebra, requebra...
Bjs!

terça-feira, 02 dezembro, 2008  
Blogger Unknown disse...

hahaha bom sacolejo mulher!
Faz bonito viu, que nem o seu prato.
Bjs

terça-feira, 02 dezembro, 2008  
Anonymous Anônimo disse...

Kaká mete bronca ai no samba que daqui fico só na torcida e com inveja branca(a preta mata).
Mas quanto ao feijão,hum que delícia, vou fazer também.
Enche os meninos de bjos.
Estamos morrendo de saudades.

quarta-feira, 03 dezembro, 2008  
Blogger Beatriz Belliard disse...

uma formosura mesmo ete feijao ! bj

quinta-feira, 04 dezembro, 2008  
Blogger Paciente Crônico disse...

Rata,Karla, Luciana, Nana, Kaju e Binha,beijo pra vocês!!


Como eu fico feliz quando vocês aprovam uma recetinha minha. Meu feijão branco nasceu porque eu detesto dobradinha e sempre que eu via o feijão no mercado pensava, coitado do feijão tão branquinho e seu destino selado às tripas de um suíno qualquer.

Fiz por intuição no carnaval passado. De lá pra cá faço com certa regularidade e todos gostam.

quinta-feira, 04 dezembro, 2008  
Blogger Nani disse...

Nossa que feijão mais bonito, eu fiquei aqui com água na boca.
Beijos e ótimo final de semana!

sexta-feira, 05 dezembro, 2008  
Blogger Giany disse...

Menina... eu conhecia a "feijoada com grão de bico", mas essa de feijão branco com camarão é pra lá de exótica, vou experimentar!
Aproveito para agradecer aos seus votos de boas vindas em nosso blog!

Bjks

domingo, 07 dezembro, 2008  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial