sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Registros de uma deliciosa viagem a Registro (SP)

Desde meus oito anos de idade, quando saía de Pernambuco para São Paulo, ficava fascinada por essa pequena cidade no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo. Ouvia falar nas plantações de banana, nas fábricas de chinelo e esteiras de palha, no chá preto que dali era comercializado para todo o país.

Vinte anos depois voltei à cidade, desta vez com dois filhos a tira-colo e Registro continua uma cidade e tanto. Primeiro, tem um povo alto astral. Formado por uma população de quase 70% descendentes de japoneses, lá tem um tanto de nordestino da minha terrinha que eu gosto muito. Segundo, que eu guardo de lá as melhores lembranças da infância, do primeiro namorado (heheheh) e tem uma cultura que é muito bacana.

Meu filho de 4 anos achava que estava dentro da cidade da Pucca, pela arquitetura de alguns prédios.

Na noite de finados, uma data muito triste para nós brasileiros, acontece por lá uma celebração belíssima à vida após a morte é o Tooro Nagashi. Segundo a prefeitura, este ano 15 mil pessoas estiveram ali homenageando lindamente os espíritos dos mortos.

Em barquinhos feitos de bambu, cobertos por uma luminária de papel de seda, milhares de velinhas desceram o leito do Rio Ribeira junto com o pedido de que os espíritos fossem para um lugar de paz. Pena que não consegui tirar nenhuma foto publicável dessa parte do evento ;(

Não há nada de tristeza na cerimônia, ao contrário. Come-se e bebe-se de tudo o que há de melhor na culinária nipônica - e da brasileira também. A festa tem danças, lutas de sumô, idosos e crianças juntos celebram a alegria da vida e animam-se na esperança de uma outra vida melhor após a morte. É sem dúvida, a festa mais bonita que eu já vi naquela cidade. E com os 100 anos da imigração japonesa para o Brasil, imagine só...

Aqui, meus registros da bela Registro...


Crianças lutando sumô.

Havia origamis de todas as formas. Eu adorei esse mensageiro do vento.
Doces... muitos doces!

Uma dança típica pra todo mundo entrar no ritmo. Nem sei como descrever a delicadeza das músicas que tocavam nesse momento.

Então, se você passar pela Rodovia Régis Bittencourt, entre São Paulo e Curitiba aproveite para conhecer Registro. Aposto que você vai adorar!

5 Comentários:

Blogger Karla Maria disse...

Saudade!!!
O que mem encanta por lá, além da culinária maravilhosa, é a generosidade das pessoas, sempre tem um evento bacana e todos se envolvem dando o melhor de si pra ajudar quem precisa.
Beijos

segunda-feira, 10 novembro, 2008  
Anonymous Anônimo disse...

Oi Kaká adorei...
É isso mesmo, esse ano teve muitas festas bonitas em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa.Muita gente não só do Brasil inteiro veio, como do Japão também, muitas autoridades, empresário e pessoas comuns.Registro foi a cidade escolhida no Brasil para a construção do obelisco um monumento centenário que sela a amizade do Brasil com o Japão.Que por sinal ficou bem bonito.Teve de tudo um pouco.Mas cá entre nós eles apreciaram muito as comidas, pois eram japonesas, mas com um toque brasileiro.Fizemos um jantar (Rotary) bem gostoso teve caipirinha de caju, escondidinho de carne seca.Um sucesso!

segunda-feira, 10 novembro, 2008  
Blogger Dijalma disse...

Valeu sua reportagem,voce esteve em Registro-sp e conheceu o unico rio no mundo que da o peixe chamado de manjuba e que no costume japones,se come ele o peixe cru e tambem conheceu alem das riqueza da banana,voce pisou nas terra mais ricas do estado de São Paulo em recursos Hidrico e Minerais,parabens pelo seu comentário fique com DEUS Abraço.

segunda-feira, 16 março, 2009  
Anonymous Anônimo disse...

Obrigada pela sensibilidade, em transmitir as coisas boas da minha cidade, com tanto carinho!!!
seja sempre muito bem vinda!!! Claudia Shimoyama

sábado, 23 maio, 2009  
Anonymous Anônimo disse...

Obrigada por todos esses elogios à minha cidade...
É triste ver tanta gente daqui que não valoriza a cidade e mesmo o Vale do Ribeira, sendo que tem tanta coisa boa aqui!
Não troco esse lugar por nada no mundo. Volte sempre que será sempre bem-vinda!

sábado, 22 agosto, 2009  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial