segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Meu bolo de chocolate com laranja

Se promessa é dívida, aqui estou para pagá-la. Lembram que estava dias atrás tentando fazer um bolo de chococlate com laranja que eu havia comido no restaurante Lalatesh - Ateliê de comida lá em Pernambuco?

Finalmente consegui fazer o bolinho que sofreu modificações do original, mas que foi aprovado com louvor por quem experimentou.

Olha só, que fofinho meu bolinho...


Fiz assim...

No liquidificador bati:

3 ovos inteiros
5 colheres de manteiga derretida
1 xícara de chocolate (não pode ser achocolatado não, hein?!)
1 xícara e meia de açúcar
1 caixinha de creme de leite.

Bata todos os ingredientes por cinco minutos. Depois ligue o forno pra ir aquecendo previamente. Unte uma forma redonda tamanho médio. (Sim, a massa rende muito!!!)

Agora despeje numa bacia a massa líquida e vá misturando com um fouet (isso mesmo, é na mão que você fará essa outra parte da receita!!!!):

2 xícaras de farinha de trigo peneiradas
1 colher de sobremesa de fermento.
5 colheres de amêndoas picadas

Coloque na forma untada e enfarinhada e asse por uns 30 minutos.

Para o recheio de laranja:

1 pote de geléia de laranja (use uma marca honesta porque existem muitas versões cheias de açúcar no lugar da fruta e isso perde a graça da geléia...)
1 cálice de vinho do porto
3 cálices de água

Ferva tudo um pouquinho só pra ficar uniforme.

Depois do bolo assado, corte-o ao meio e passe a geleia de laranja.

Cubra e regue com uma caldinha de chocolate luxo-absoluto:

15 colheres de sopa de leite
6 colheres de acholotado (agora sim pode usar aquele que todo mundo conhece rsrsr)
1 colher de sopa de manteiga
canela em pau e cravo da índia para perfumar.

Deixe ferver e continue mexendo por uns 3 minutinhos. Pronto!!!!

Tome um delicioso banho, perfume-se e prepare-se para os elogios. "Eles virão, em galões!" - como diz meu sogro português!!

Ah, fiz essa receita ouvindo Maria Rita, porque era pro meu amor que eu estava preparando mesmo. Escuta aqui!!!

16 Comentários:

Blogger Karla Maria disse...

Tu tá uma boleira muito chique, heim flor?
Pense na vontade de comer esse bolilho, fofíssimo e molhadinho do jeito que eu gosto.
Tem coisa melhor do que cozinhar escutando música boa?
Beijo

segunda-feira, 17 novembro, 2008  
Blogger Paciente Crônico disse...

Entonces, ¡guapa!

Fiz na base do lembrando o sabor e fazendo. Deu certo, fiquei tão orgulhosa!!! Não coloquei o suspiro de canela por pura preguiça, mas não fez a menor falta. Optei pela calda que era mais prático.

Mas e porque que tu não posta mais nada? Estou muito solitária!!!!

segunda-feira, 17 novembro, 2008  
Anonymous Anônimo disse...

Hummmmmmmm deve ser uma delícia né?Vou fazer também, ah! ficou lindo bjos p todos e de todos.

segunda-feira, 17 novembro, 2008  
Blogger Helga - Mamãe da Manu disse...

hehehe mas esse blog aqui é muito sofrido para uma gravida acompanhar viu...hehehe que delicia em flor...da gosto so de olhar, imagine comendo...uhn dilicia...parabéns...bjbj

segunda-feira, 17 novembro, 2008  
Blogger Neyma disse...

Katharina querida,
Que delicia este bolo de chocolate com laranja, que combinação perfeita!! Fico imaginando o sabor...delicia. E este recheio com vinho do Porto...hummm...delicia!!
Parabéns, adorei!!
Beijinhos

segunda-feira, 17 novembro, 2008  
Blogger Unknown disse...

Katharyna

tem um doce da Ofélia que é parecido (ou quase nada hehehe) um pudim de chocolate com calda de laranja...
Ah vou fazer logo para vc querida! hehehe
Bjss

segunda-feira, 17 novembro, 2008  
Blogger Luciana disse...

Katharyna mulher que delícia!!
É tão bacana quando a gente consegue decifrar o sabor e reproduzi-lo, né?!
É de se ficar orgulhoso mesmo!!

Beijocas!

segunda-feira, 17 novembro, 2008  
Blogger Nysa disse...

bem bela receita ;-)ja anotei, pois adoro bolos de chocolate!!! beijocas

terça-feira, 18 novembro, 2008  
Blogger Aline Neme disse...

Afe... fala em pernanbuco não que me dá vontade de chorar!!! hehehehehe

Já quero voltar para Porto de qualquer jeito!!!! hehehehe

Bjundas

terça-feira, 18 novembro, 2008  
Blogger Andrea Dohashi disse...

Que fofinho, está fatia aí, parece que está me dizendo: me coma, me coma, rsrsr. Sobrou um pedacinho aí?
beijos

terça-feira, 18 novembro, 2008  
Blogger Luciana Macêdo disse...

Um bolo que merece atenção, o recheio é simples,o que me agrada muito.
Bjs!

terça-feira, 18 novembro, 2008  
Blogger Pequena disse...

Claro que pode fazer um post sobre o livro! Vou amar! Um beijo grande e obrigada sempre por tanto carinho.

terça-feira, 18 novembro, 2008  
Blogger Paciente Crônico disse...

A todas vocês, obrigada pelos elogios. Um beijo no coração!

terça-feira, 18 novembro, 2008  
Blogger Eli disse...

Esse bolo com uma bolo de sorvete vira uma excelente sobremesa, adorei!!

www.saboresdalica.blogspot.com

sábado, 22 novembro, 2008  
Blogger Luciana disse...

Nossa que bolo lindo!!
Bem fofinho e parece estar muito bom!!!
Aproveito para te convidar para passar no meu blog: http://chocolateempo.blogspot.com/
Estou começando com o blog agora, culinária é uma das minhas paixões!!!
Um abraço Luciana

sexta-feira, 12 dezembro, 2008  
Blogger Suzana disse...

pq não com chocolate achocolatado ?

segunda-feira, 12 janeiro, 2009  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial