terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

E já é Carnaval

Quando chegam esses dias que antecedem o Carnaval eu fico inquieta, uma sensação de que preciso dessa energia pra caminhar bem o ano e se não participar de alguma folia o ano não foi.
Da minha infância trago as melhores lembranças desses dias. Os meus pais, inteiros na alegria, com casais amigos na folia em Triunfo - PE. Gente se divertindo nos banhos de “mela mela” com farinha de trigo e água. Por onde passavam deixavam um rastro de alegria, recheados com frevos e marchinhas dos Carnavais das décadas de 60 e 70. Delícia que se completava com o mungunzá salgado, galinha caipira com arroz vermelho mole e caldos diversos, o Rabo de Galo, o mais famoso e um dos preferidos.
Sem contar os doces e compotas diversos, leite, goiaba, banana de rodinha, mamão. Ah, os sequilhos e garras de Lôra, a quituteira mais famosa.
As crianças participavam das matinês imperdíveis e muito divertidas. Frevar e se divertir era obrigatório. Podíamos sair de “veinhas”, figura tradicional no carnaval e o bom era quando ninguém adivinhava quem era.
Como católicos a gente sabia que o Carnaval era hora de extravasar porque na Quaresma é época de ficarmos quietos, mais reclusos e dividindo com os outros os jejuns, legumes frescos e o que podíamos nos preparando para as cerimônias da Semana Santa.

Na minha adolescência, o Galo da Madrugada, concentração no pátio de São José e diversão garantida com amigos queridos no sábado antes do Carnaval. As Virgens de Olinda, a semana pré em Boa Viagem e as ladeiras de Olinda no Carnaval.
Inesquecível e impagável.
Todos se divertindo, sem distinção de classe social, raça e credo.
Quanta farra boa.

E hoje cedo o meu sobrinho Tito, lindo, filho de Katharyna, me liga dizendo que quer vir passar a semana de Carnaval aqui. Meu coração doi de saudade e de vontade que eles venham mesmo. Na foto ele e o Téo, não são os meninos mais lindos de viver?

Saudades de Júnior, o maior folião que conheci.
Saudades de Pernambuco, apesar de me divertir muito aqui na Bahia.

Bom Carnaval pra todos!
Diversão, alegria, amigos e muito amor.
Bjs

5 Comentários:

Blogger Luciana disse...

ÊÊ Karlinha tu foi longe viu?!
Meus carnavais também foram deliciosos lá em Recife, era uma farra com a família que só víamos nos feriados, boas lembranças!!

Beijão pra ti!

quarta-feira, 10 fevereiro, 2010  
Blogger Paciente Crônico disse...

Só uma coisa a dizer: saudade do "cara*¨%%¨%¨" do Recife, de Pernambuco, de vocês de tudo!!!!

Depressão este é meu nome hoje!

sexta-feira, 12 fevereiro, 2010  
Blogger edileusa disse...

Oi amiga, pensei muito estes dias, Triunfo foi tudo de bom na nossa infância, bons momentos que trago comigo pra sempre. Lembro muito do meu compadre Júnior, realmente o maior folião que Triunfo já teve. Quando lá estou, todos os lugares lembro do mesmo. Esta semana vi uma fotografia dele e ao fundo a D-10 , morri de saudades.
O meu filho Pedro foi para Triunfo, adora a cidade.Bjs!!!!!!

terça-feira, 16 fevereiro, 2010  
Anonymous kaju disse...

Ô Kaká que depressão que nada...tudo passa qdo a gente vê a foto dessas coisinhas lindas da tia Jussara.O carnaval é bem mais alegre olha só o sorriso dos meninos que lindo...bjos.

quarta-feira, 17 fevereiro, 2010  
Anonymous Anônimo disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

segunda-feira, 22 fevereiro, 2010  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial