segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Andu com banana verde

Toda vez que vejo andu na feira lembro da minha madrinha Teca, que faz o melhor andu com banana verde do mundo. Como em casa amamos andu e aproveitando que na feira eles estão lindos e bem fresquinhos, fiz andu com banana verde e couve que ficou bem gostoso e o marido repetiu três vezes.



Para tirar o amargo do andu dou uma fervida com água, sal e uma folha de louro. Descarto a água e termino de cozinhar no vapor. Refogo alho e cebola roxa no azeite junto banana verde picada, carne seca, tomate, pimentão e cheiro verde picados. Acerto o sal, acrescento pimenta a gosto e o andu cozido. Deixo refogar um bocadinho, junto couve picada
e refogo mais um pouco.
Da próxima vez seguirei a dica da Katita, do Rainhas, que parece maravilhosa.

9 Comentários:

Blogger Elvira disse...

O que é andu...? Parece um feijão. Será...?

segunda-feira, 27 agosto, 2007  
Blogger Karla Maria disse...

Elvira querida,
andu é um feijão verde, redondinho, que faz parte da culinária nordestina.
Beijo

segunda-feira, 27 agosto, 2007  
Blogger Eli disse...

Eu também não conheço ando?! Agora fiquei com vontade. hehehe

segunda-feira, 27 agosto, 2007  
Blogger Agdah disse...

Minha mãe é louca por andú, eu acho meio amargoso e nào sou muito fã..

segunda-feira, 27 agosto, 2007  
Blogger Márcia disse...

Karlinha, aqui em Recife tem andu?
Eu sinceramente nuuunca tinha visto isso, mulher...
Beijão!

segunda-feira, 27 agosto, 2007  
Blogger Marizé disse...

Fiquei assim a saber o que era andu. Obrigada Karla.

terça-feira, 28 agosto, 2007  
Blogger Karla Maria disse...

Eliana,
em feiras livres que vendem produtos nordestinos é mais fácil encontrar o seco, mas prefiro o verde, é mais saboroso.
Beijo

Agdah,
ferver um pouco com louro e depois descartar a água tira o amargo.
Beijo

Marcinha,
em Recife encontramos no mercado da Madalena (bem cedo) e no mercado de São José.
Beijão

Marizé,
andu é um feijão verde apreciado e muito usado no Nordeste.
Beijo

terça-feira, 28 agosto, 2007  
Blogger Karla Maria disse...

Ah, acho o sabor do andu uma mistura de feijão de corda verde, lentilha e ervilha. Um pouco de cada, predominando o feijão de corda verde.

terça-feira, 28 agosto, 2007  
Blogger Gourmandisebrasil disse...

Sou adepta do uso da banana verde na alimentação. Costumo usar ela cozida (biomassa) em bolo, pão, sopa, sorvete, feijão....
bjo, Nina.

terça-feira, 28 agosto, 2007  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial