quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Lagosta a moda de D. Alzira

Aprendi a fazer lagosta com d. Alzira, a mãe de um amigo meu lá de Recife, que cozinha maravilhosamente bem e essa forma de fazer é a que o marido mais gosta.
Ficou muito boa.

Cozinhei a lagosta por 5 min com água, sal e folhas de louro, separei a carne e deu mais ou menos 2 kg. Cortei em cubos grandes, deixei algumas inteiras e reservei.

Creme:
1 cebola ralada
2 colheres de manteiga
4 de azeite
4 dentes de alho amassadinhos

Refoguei a cebola até ficar transparente e juntei o alho.
Acrescentei 3 colheres de farinha de trigo e deixei dourar levemente. Juntei 600 ml de leite morno, previamente fervido com uma cebola pequena com cravos da índia espetados.
Mexi bem pra não empelotar. Acrescentei:
Noz moscada ralada a gosto
Um pouco (+/- 1 colher de chá) de cheiro verde picadinho (opcional)
400 ml de creme de leite
200 ml de leite de coco
Acertei o sal e juntei a lagosta, deixei cozinhar por uns 3 minutinhos.

Servi com salada Bifun, arroz e a batata com manjericão.

Quase não deu tempo tirar foto.
A receita da batata eu já publiquei aqui, a da salada bifun depois colocarei.

14 Comentários:

Blogger Elvira disse...

Ummmhhh...! Que chique! Deve ser tão bom! :-)

quinta-feira, 06 setembro, 2007  
Blogger Migas disse...

Fiquei maravilhada! Parece realmente muito chique e se calhar para muitos, um autêntico luxo. Pelo menos em Portugal é bastante caro comprar lagosta. Mas no país onde me encontro é realmente bem fácil e barato...Adorei a ideia porque andava só na fase de as cozer e grelhar! Parece-me deliciosa! :o)

sexta-feira, 07 setembro, 2007  
Blogger Marizé disse...

Fiquei a salivar, mas como diz a Migas em Portugal lagosta é muito caro. No entanto vou anotar a receita para um qualquer dia experimentar. Beijocas e bom fim de semana.

sexta-feira, 07 setembro, 2007  
Blogger Laurinha disse...

Hummmmmm, deve tá bom demais!!!!!!
Beijinhos,

sexta-feira, 07 setembro, 2007  
Blogger Natércia Ramalho disse...

Adorei essa receitinha já foi dito mas eu digo outra vez aqui é comida cara para estudante um ditado aqui em Portugal.um bjs Natércia...

sexta-feira, 07 setembro, 2007  
Blogger Eli disse...

Chique!! Bonito e saboroso!! :)

sexta-feira, 07 setembro, 2007  
Blogger Agdah disse...

Ave Maria, lagosta é sempre uma boa pedida.

sexta-feira, 07 setembro, 2007  
Blogger anna disse...

Nem consigo imaginar 2 kg de carne de lagosta de uma só vez...
A receita é maravilhosa!

sexta-feira, 07 setembro, 2007  
Blogger Sarita disse...

Um requinte,então o sabor...deve ser divinal!
Bjitos.

sábado, 08 setembro, 2007  
Anonymous Anônimo disse...

Puxa! O máximo que cheguei foi numa cavaquinha que servi com vinagrete de trufas e tagliatelli de abobinha e cenouras. Tava bom pacas.

abraços

sábado, 08 setembro, 2007  
Blogger Karla Maria disse...

Elvira,
é muito boa. Beijo

Migas,
por aqui, no sul da Bahia, não é tão caro comprar lagosta. Essa receita é deliciosa mesmo. Beijo

Marizé,
lagosta por aqui ão é tão caro, mas dá pra fazer com camarão também, já fiz e fica muito bom. Beijo

Leurinha,
tava muito boa. Bj

Natércia e Anna, essa receita é tão boa, experimentem fazer com camarão, eu já fiz e fica muito bom. Beijo

Eliana,
é bem chique mesmo, mas gosto de coisas simples. Beijo

Agdah,
pra mim qualquer fruto do mar é sempre uma boa pedida, pois em amo. Beijo

Sara, o sabor é mesmo divino.
Beijo

Michel, fiquei louca pra provar o vinagrete de trufas. A sua combinação arrasou.
Beijo

segunda-feira, 10 setembro, 2007  
Blogger Márcia disse...

Eita pau!!!
abalou, hein, comadre?
Eu não gosto muito delagosta, mas já me pego comento camarão feito dessa forma...
devia estar fantástico, né?
Maridão de dando bem!!!
Bjos!

segunda-feira, 10 setembro, 2007  
Blogger Aline Neme disse...

Karla,

Cê ta podendo hein?!

Caramba... que coisa divina!!!!

Bjundas

terça-feira, 11 setembro, 2007  
Anonymous Anônimo disse...

Eu e minha namorada reservamos a noite para preparar essa lagosta e realmente ficou uma delícia, mesmo não tendo muita experiência na cozinha. Obrigada!

sábado, 13 dezembro, 2008  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial