sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Torta Mousse de Maracujá

Para adoçar o fim de semana de quem passar por aqui a torta que fiz para o 11º Café Colonial da Apae aqui na minha cidade, evento beneficente pra cobrir as despesas da entidade, já que esse governo de M. não faz nada por quem realmente precisa, campeã na preferência do marido e dos amigos.




Costumo separar tudo e colocar na bancada em ordem pra facilitar porque não sei fazer comida num balcão cheio de coisas, tem que estar limpo e desocupado.

Massa: Bato 4 claras em neve bem firmes, 4 gemas peneiradas, bato bastante, acrescento 2 xícaras de açúcar peneirado e bato mais um pouco. Misturo levemente 2 xícaras de farinha de trigo, 1 pitada de sal e 1 colher de sopa de fermento (previamente peneirados) e junto 1 xícara de suco de maracujá fervendo. Misturo levemente com um fouet.

Forma de 40 cm untada e povilhada com fr. Forno médio. Corto ao meio para rechear.

Calda para umedecer: 1 ½ xícara de água, 1 xícara de açúcar, 1 pedaço de canela, 5 cravos, 1 pedaço de casca de maracujá lavada. Levo ao fogo por 5 minutos.

Recheio: 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite, 1 pitada de sal, 1 colher de café de baunilha, 1 colher de sopa bem generosa de amido de milho, 3 gemas peneiradas. Bato no liquidificador e levo ao fogo até cozinhar. Costumo colocar no microondas por 8 minutos, mexendo de 2 em 2 minutos.

Mousse: 1 lata de leite condensado, 1 lata de polpa de maracujá sem sementes, 1 lata de creme de leite, 1 gelatina incolor dissolvida em 5 colheres de água por +/- 1 minuto no microondas. Bato no liquidificador e reservo. Numa tigela bato 3 claras em neve firmes e acrescento o creme levemente até incorporar bem.

Pra decorar: 1 xícara de polpa de maracujá com semente, 1/2 xícara de açúcar, ½ colher de sobremesa de amido de milho. Levo ao fogo até engrossar e ficar transparente.

Montagem: Na forma onde assei o bolo coloco um disco, umedeço com a metade da calda, coloco o recheio, o outro disco de bolo, restante da calda. Coloco o mousse e levo pra gelar de um dia pro outro. Viro sobre um prato grande forrado com filme plástico e desviro rapidamente no prato definitivo. Enfeito com a geléia de maracujá e sirvo gelado.

Reconheço que as foto não estão boas, mas a torta é deliciosa.

20 Comentários:

Blogger Natércia Ramalho disse...

Essa torta me deichou água na boca que maravilha.um bjs Natércia))

sexta-feira, 31 agosto, 2007  
Blogger Márcia disse...

Menina, e uma delícia dessas precisa de fotos??
Amei a receita, já estou imprimindo!!!
Bjos e bom fim de semana.

sexta-feira, 31 agosto, 2007  
Blogger Aline Neme disse...

Karla,

Primeira visitnha minha ao blog e o q vejo... um mega mousse de maracujá!!!!! affffff.... quase desmaei!!!!!!!

Nunca tinha visto assim não, com uma massinha de bolo no fundo!!! Deve ficar algo!!! Já imprimi a receita!!!!

Prometo que sempre virei aqui!!! Adorei!!! Já até adicionei o blog nos meus links!!!

Bjundas

http://moquecacompimenta.blogspot.com/

sexta-feira, 31 agosto, 2007  
Blogger Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

aiiii que delícia, Karla...
Já arquivei e farei em breve.
Adoro maracujá!
Bjs e ótimo final de semana

sexta-feira, 31 agosto, 2007  
Blogger Fer Guimaraes Rosa disse...

que torta mais linda, Karla! eu adoro maracuja, mas aqui quase nao se encontra e qdo aparece eh um minusculo por 4 mangos... forget it! beijo,

sexta-feira, 31 agosto, 2007  
Anonymous Anônimo disse...

Nossa, parece muito boa! A expert em doces no nosso blog é a Vivi, tenho certeza que ela daria um EXCELENTE. E a causa merece bem mais que isso!!!

abz

sexta-feira, 31 agosto, 2007  
Blogger Cinara disse...

Karla, eu acho que as fotos mostram muito bem a delícia de torta que você fez... Eu também adorei a receita! ;o) Obrigada pela sua visita lá no Cinara's Place, fiquei muito feliz! :o) Beijão!

sexta-feira, 31 agosto, 2007  
Blogger Nani disse...

Hum adoro tudo que leva maracujá!

sexta-feira, 31 agosto, 2007  
Blogger Geórgia disse...

As fotos não sei, mas a torta é profissional. linda. Parabéns. Bjs.

sexta-feira, 31 agosto, 2007  
Blogger Flor de Sal disse...

Concordo com a Márcia: com esta maravilha quem precisa de fotos!!!
Queria fazer esta torta no próximi fim de semana pois é a festa cá da terra e eu tenho convidados ... e tenho a certeza que esta torta vai ser a estrela do jantar. Mas tenho algumas dúvidas. Se não for pedir muito, dava para passar no meu blog e me esclarecer:
1º- que quantidade de água (dl) leva uma xícara (nunca sei qual é a quantidade de uma xícara!!!!)
2º - a lata de polpa de maracujá e a lata de creme de leite que quantidade tinham?
3º- e por último a gelatina que usou era em pó? e qual é a quantidade?

Peço desculpas por tantas perguntas, mas cá em Portugal encontramos latas e pacotes de produtos de diversos tamanhos e fico na dúvida qual tamanho usar!!!

Obrigada pela atenção, bjnhos de Portugal!
3º -

domingo, 02 setembro, 2007  
Anonymous Anônimo disse...

Sou viciado em ácido e se vc. deixa um pouquinho ácido deve ficar muito bom.

domingo, 02 setembro, 2007  
Blogger Elvira disse...

Ficou linda demais! E parece deliciosa! :-)

segunda-feira, 03 setembro, 2007  
Blogger Marizé disse...

Que linda que ficou! O maracujá é o fruto da paixão e eu apaixonei-me por esta sobremesa.

segunda-feira, 03 setembro, 2007  
Blogger Eli disse...

Ficou linda!! E maracujá é tudo de bom!!

segunda-feira, 03 setembro, 2007  
Blogger Karla Maria disse...

Natércia, Marcinha, Aline e Dani, essa não tem erro, é ótima e faz o maior sucesso. Valeu a visita, beijinho.

Fer,
encantada com sua visita. Tb sou fã de maracujá e essa torta é infalível. Beijo

Celo, Cinara, Nani, Georgia, Elvira, Marizé e Eliana, podem fazer sem receio. Obrigada pela visita. Beijos

Flor de sal,
respondi suas dúvidas. Xícara de 240 ml, a maedida da late é a da nestlê com 395 g, 1 envelope de gelatina incolor em pó. Beijo

Michel,
fica meio ácida e eu tb gosto assim. Bj

segunda-feira, 03 setembro, 2007  
Anonymous Anônimo disse...

hum Karlinha.... sem palavras... só hummmmmm

segunda-feira, 03 setembro, 2007  
Blogger Flor de Sal disse...

Olá Karla! Muito obrigada pela respostra às minhas dúvidas! Vou fazer essa delícia no fim de semana e "rezar" para que corra bem! Depois eu posto os resultados!
Bjnhos!

segunda-feira, 03 setembro, 2007  
Blogger Fatima disse...

Oi Karla! Estava procurando uma receita de mousse e encontrei esta torta que parece maravilhosa. Vou experimenta-la. Bjus!!!

terça-feira, 01 abril, 2008  
Anonymous Anônimo disse...

POXA, QUE TORTA MARAVILHOSA, FIZ PARA O ANIVERSÁRIO DE MINHA TIA! MUITO NÃO PERCO MAIS

sexta-feira, 26 dezembro, 2008  
Blogger Unknown disse...

fiz essa torta para o aniv ersario da minha nora
fez o maior sucesso
todo mundo repetiu e eu naturalmente tive que passar a receita pra todo mundo

quarta-feira, 10 fevereiro, 2010  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial