segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Sagu com creme


Sempre quiz fazer sagu até que a Feira Regional da Escola do Bê foi a oportunidade pra experimentar uma receita da minha comadre gaúcha que faz sagu com muita frequencia e nenhuma complicação.

3 xícaras de água
1 ½ xícara de sagu
3 xícaras de vinho tinto (fiz com suco de uva concentrado porque era pra crianças e 1 xícara de água)
1 xícaras de açúcar
Cravo da índia a gosto

Fiz assim:
Deixe o sagu de molho por uma hora.
Em uma panela grande, fervi 3 litros de água e quando estiver
fervendo, acrescente o sagu e mexa levemente até levantar fervura
novamente. Desligue o fogo e deixe esfriar dentro da própria
panela tampada (mexendo às vezes), por aproximadamente 30 minutos.

Coei o sagu e lavei pra tirar toda a goma. Voltei com o sagu para a
panela, acrescente o açúcar, o suco de uva, água e o cravo (+ / - 10 unidades). Levei novamente ao fogo até que ferveu e mexi até que as bolinhas estavam todas transparentes. Tirei os cravos e reservei.

Creme:
½ litro de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
3 gemas peneiradas
6 colheres (sopa) de açúcar
15 gotas de essência de baunilha
1 caixinha de creme de leite.
Coloquei 1 lata de leite condensado e não usei o açúcar
Liquidifiquei o leite condensado, o leite, as gemas, amido de milho, uma pitada de sal e levei ao microondas por 8 minutos, mexendo de 2 em 2. Mexi bem, cobri com filme plástico até esfriar, acrecentei o creme de leite, bati com um fouet até ficar brilhando e distribui em potinhos de sorvete com tampa.



Para 6 tacinhas que fiz para nós separei um pouco do sagú e acrescentei um pouco de vinho tinto seco. Ficou bom, muito bom.

8 Comentários:

Blogger Nani disse...

Pois é Karla, sagu é tão lindo, olhe o exemplo de sua foto, e eu nunca tinha comido ai um dia fui ao mercado, comprei e fiz, mas menina ainda bem que temos gostos diferente senão o teu sagu não estaria aqui, pois é eu comi e não gostei, embora ainda veja e fique babando nas fotos sei que meu paladar não agrada muito, mas minha sogra e cunhada também amam!
Beijos e ótima semana!

segunda-feira, 13 outubro, 2008  
Blogger Neyma disse...

Ola Karla,
Sagu lembra minha infancia em Curitiba!! Delicia!!Aqui no Rio não encontramos muito. O seu esta maravilhoso! Parabéns!
Beijinhos

segunda-feira, 13 outubro, 2008  
Blogger Paciente Crônico disse...

Sangu, eita comida que não me agradava... Lembrava de papai comendo aquele mingau de sagu e blargh (torcia o nariz). Até que um dia experimentei o sagu da Cláudia.

Juro por Deus! Isso é bom e vale a pena!

Vou tentar fazer aqui em casa, dia desses.

segunda-feira, 13 outubro, 2008  
Blogger Odete disse...

Que delicia! Adoro sagu.

Bjs

segunda-feira, 13 outubro, 2008  
Blogger Joaninha disse...

Apesar de não saber o que é sagu =) parece-me delicioso daqui!:D

segunda-feira, 13 outubro, 2008  
Blogger Unknown disse...

Karla, que delicia.
Menina quando criança minha mãe sempre fez com vinho kkk te juro que não era uma criança alcoolica.
O teor de alcool evapora com a temperatura, então não corre risco.
Bjs

segunda-feira, 13 outubro, 2008  
Blogger Luciana disse...

Ai Karlinha tú estás adivinhando!
No aniversário do meu pai joguei um panelão fora, porque não deu certo.
E esse é o doce preferido dele, vou tentar de novo!!
Beijos!

segunda-feira, 13 outubro, 2008  
Blogger Nysa disse...

tive que ir ver o que é sagu :-) nao conhecia. deve ser um bom doce!!!

terça-feira, 14 outubro, 2008  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial